Just One Look Great NonProfits badge  
Subscribe to our free newsletter.

Como usar a atenção autodirigida na vida cotidiana

english italiano español      

 

Depois de praticar a atenção auto-dirigida por algum tempo, comece a usar a sua atenção para ajudar a curar a sua mente.

Durante o período de recuperação, enquanto sua mente está se reconstruindo a partir de uma nova fundação de sanidade, pensamentos perturbadores poderão aparecer em sua mente, assimn como padrões antigos de reação a certas situações.

Muitos pensamentos virão até você, tentando distraí-lo desse trabalho. Pensamentos de dúvida, derrotismo, desesperança, medo, raiva, etc. Qualquer pensamento que não ofereça uma solução prática para um problema prático neste momento é irrelevante. Você pode ignorá-lo com segurança movendo a sua atenção para longe dele.

Afaste a sua atenção do pensamento e concentre-a na sensação da sua respiração conforme aprendeu com a prática da atenção autodirigida. Faça isso quantas vezes precisar e concentre-se na respiração durante quanto tempo puder. Nesta fase, você não precisa mais contar as respirações. Afaste a atenção do pensamento e concentre-a na sensação da respiração.

Um pensamento perturbador pode estar relacionado a uma sensação corporal. Este movimento da atenção também pode ajudar com sensações perturbadoras no corpo. Mova a atenção para a sensação desconfortável e sinta-a diretamente, sem nomeá-la ou sem tentar se livrar dela. Tente senti-la completamente durante o tempo que puder.

Você também pode alternar entre mover a atenção para a sensação da respiração e mover a atenção para a sensação perturbadora em seu corpo. Experimente.

Por favor, diga-nos como esse processo se desenrola para você. Uma pessoa pode iniciar a prática, e como não nota resultados imediatos, ela "esquece" tudo. Nós asseguramos que o processo continuará a se desenrolar subconscientemente, mesmo se você achar que não está funcionando. E se você não estiver consciente do que está acontecendo com você, é muito provável que você enfrente certas dificuldades mentais e físicas completamente sozinho. É muito importante manter contato e comunicar-se com outros que estão passando pelo mesmo processo. Nossa comunidade está espalhada pelo mundo. Ao conectar-se com outras pessoas capazes de entender o que você está passando você receberá incentivo e confirmação.

Como há muitas pessoas que escrevem pedindo ajuda, é melhor postar seus relatos e perguntas no nosso fórum de discussão. Nós lemos todas as postagens e respondemos quando necessário. E há muitas pessoas postando no fórum que passaram pelo mesmo processo e elas também poderão ajudá-lo. Além disso, seus relatos e perguntas ajudarão outras pessoas também.

Leia um relato de um veterano da guerra do Vietnã que sofria de TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) com tradução automática pelo Google Tradutor.

Leia um relato de alguém que sofria de transtorno bipolar com tradução automática pelo Google Tradutor.

Leia mais relatos e conversas no Just One Look Forum com tradução automática pelo Google Tradutor.